.

.

Copa 2014: escolas conhecem país que adotarão na Gincana Solidária

Sorteio de países para Gincana Solidária 
Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA

25/04/2014

A seleção da Nigéria foi a primeira a ser selecionada no sorteio que definiu os países cujas equipes de 39 escolas municipais representarão na 5ª Gincana Solidária  – Copa 2014  – Conhecendo para bem receber, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A equipe Oriente Mais, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente do Rio Grande do Sul,  escolheu o país africano porque a instituição trabalha muito a questão étnico-racial, explicou a coordenadora e vice-diretora, Alessandra Felício. “Assim podemos intensificar e aprofundar o tema”, acrescentou. 

No discurso de abertura, a secretária de Educação Cleci Maria Jurach destacou o caráter solidário da competição. Nas edições anteriores, as equipes cantaram e contaram histórias em casas que acolhem idosos. Outras ações culminaram na reconstrução de espaços escolares. Para este ano, o tema da Copa do Mundo foi sugerido pelo titular da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa de 2014, João Bosco Vaz.

Vaz aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Copa. “O número de turistas na África do Sul antes da Copa de 2010 era de 3 milhões por ano. Depois do evento, o total de visitantes  supera a marca de 6 milhões naquele país”, destacou     

A distribuição das seleções que jogarão a primeira fase da Copa do Mundo em Porto Alegre ocorreu no auditório da Smed, na tarde desta quinta-feira, 23. As tarefas da gincana serão divulgadas no site da competição a partir das 8h30 desta sexta-feira, 25, quando se inicia  a disputa. No dia 15 de maio, serão conhecidos os vencedores em meio a grande festa e desfile de todas as equipes, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus. 

O sorteio foi comandado pelos professores Paulo Almeida-, coordenador da Assessoria Esportiva, e Célia Trevisan Teixeira, assessoria Institucional. Paula Medeiros, coordenadora de projetos da Emef Deputado Marcírio Goulart Loureiro, optou pela Argélia. “É uma cultura distante, que possibilitará atividades inovadoras”, argumentou. Os representantes da Emef Timbaúva se mostraram entusiasmados com a Gincana Solidária. A escola participará pela primeira vez e já está mobilizada. “Formamos um grêmio estudantil, e os alunos que o compõem irão incentivar os demais colegas para que possamos ter boa participação”, destaca Juliana Lumertz, coordenadora cultural da instituição.

Juliana também destacou que a gincana “fortalece a união entre os alunos e reforça, de forma pedagógica, a descoberta do país adotado”. Samuel Santos Ferreira, 16 anos, aluno do 8º ano da Timbaúva, gostou da ideia de representar a França. 

As tarefas enfocarão aspectos culturais, históricos e sociais das oito delegações que se apresentarão na Capital, na 1ª fase do mundial de futebol. 

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Esporte, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer, o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins e José Luiz Rodrigues, o Zeca, ex-jogador de Grêmio, Palmeiras e Seleção Brasileira e presidente da Esporte Coop, além de representantes de todas as equipes. 

Gincana Solidária - Por meio de tarefas temáticas, tem como objetivo despertar a sensibilidade e a solidariedade de todos os que convivem no universo escolar, como espaço de desenvolvimento, construção de conhecimento e cidadania, além de promover interação solidária entre as escolas da rede municipal. As tarefas deverão ser postadas no blog do projeto, e as escolas, a partir do professor-referência, as descreverão em suas próprias páginas.

Argentina
Emei Parque dos Maias II (Equitime Borboletas)
Emef João Goulart (Equipe Sol 2014)
Emei JP Patinho Feio (Equipatinho)
Emef Décio Martins Costa (Décio Vibra-ação)
Emei Jardim Bento Gonçalves (BBB – Bentos Bons de Bola) 

Argélia
Emef Dep. Marcírio Goulart Loureiro (Equimar)
Emei Vila Mapa II (Equipe Mundo Legal)
Emef José Mariano Beck (Mariano em ação)
Emeb Liberato Salzano Vieira da Cunha (Somos todos Liberato) 
Emef Morro da Cruz (Nosso Morro)

Austrália
Emei Ilha da Pintada (Unidos das Ilhas)
Emef Professora Ana Íris do Amaral (Equipe Cooperação)
Emei Jardim de Praça Girafinha (Girafinhas Tur)
Emei da Vila Max Geiss (Equipe da Max)
Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Mãos em Vida)

Coreia do Sul 
Emei Dom Luiz de Nadal (Nadal 2014)
Emei Osmar dos Santos Freitas (Equipezico)
Emef Vila Monte Cristo (SOS Escola)
Emei Humaitá (ReciclArte)
Emef Campos do Cristal (Abraço da Vitória)

França
Emei Jardim de Praça Meu Amiguinho (Amigãozão)
Emef Timbaúva (Equipe Timbaúva)
Emef Aramy Silva (Equipe do Aramy)
Emef Chapéu do Sol (Equipe Chapéu do Sol)
Emef Martim Aranha (Martim Aranha)

Holanda 
Emef Porto Alegre (EPA)
Emef Afonso Guerreiro Lima (Guerreiros)
Emef Jean Piaget (Tatu dos Pampas)
Emef  Dep. Victor Issler (Victor Issler é demais!) 
Emei da Vila da Páscoa (Os Coelhos da Vila)

Nigéria
Emef Grande Oriente do RS (Oriente mais)
Emei Valneri Antunes (Babylônicos)
Emei Vila Nova Restinga (Pequeno Cidadão)
Emei da Vila Floresta (Copa da Floresta)
Emef Wenceslau Fontoura (WF na Gincana Solidária)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...