.

.

Arquiteto ganhador do Pritzer, Shigeru Ban constrói pavilhão para Copa do Mundo

Shigeru Ban, arquiteto japonês ganhador do "Nobel" da arquitetura em 2014 - Foto: Divulgação

07/04/2014

Shigeru foi convidado pelo governo brasileiro para construir um centro de ecoturismo na Amazônia, que será construído usando madeira apreendida pelo Ibama

Shigeru Ban, arquiteto ganhador do prêmio Pritzker - o Nobel da arquitetura - em 2014, está construindo um pavilhão para a Copa do Mundo no Japão. Localizado em frente à embaixada brasileira em Tóquio, o espaço de 150m² terá atividades ligadas ao torneio de futebol. Entre eles, transmissões dos jogos e café da manhã para quem passar a madrugada acordado assistindo aos jogos.

Conhecido por sua arquitetura social, Shigeru tem outro pé no Brasil. Ele foi convidado pelo governo brasileiro para construir um centro de ecoturismo na Amazônia, que será construído usando madeira apreendida pelo Ibama e cortada por madeireiras ilegais. Outra de suas marcas registradas é o uso de materiais temporários, como papel, papelão, tecido, bambu e engradados de cerveja.

Entre as obras mais célebres de Shigeru está uma igreja feita totalmente de papelão, construída em Tóquio em 1995 para dar conforto a desabrigados por um terremoto na cidade. Idealizada como uma estrutura temporária, a construção acabou ficando no local por mais de dez anos, até ser levada para Taiwan, quando o país também foi atingida por um terremoto.

Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...