.

.

Ijuí (RS) se candidata a campo-base para equipes em 2014

Uma das principais belezas da Rota do Yucumã é o Salto Yucumã, maior salto longitudinal do mundo
14/05/2010
Uma das principais belezas da Rota do Yucumã é o Salto Yucumã, maior salto longitudinal do mundoTerra natal do técnico da seleção brasileira Dunga, Ijuí quer garantir seu lugar na Copa do Mundo de 2014. “Nós já estamos nos preparando e colocando o município à disposição da Secretaria Estadual para a Copa de 2014 (Secopa-RS). O documento de candidatura a Team Base Camps (Campo-Base para Equipes) foi entregue à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último dia 30”, disse ao site o prefeito Fioravante Batista Ballin.

A cidade pretende formatar, em junho, uma comissão para tratar de assuntos da Copa. “Ijuí é uma cidade que respira esporte, e o incentivo ao esporte faz parte da nossa história. Até o Dunga é daqui!”, destacou o prefeito.

Segundo Ballin, para receber uma seleção é preciso reformar e expandir o aeroporto da cidade – o Aeroporto Internacional J. Batista dos Filhos – e ampliar a BR-285, rodovia que atravessa a serra e o planalto gaúchos. “Mas o município já tem um ótimo estádio municipal e uma rede hoteleira muito boa.”

Além disso, Ijuí possui vários pontos turísticos, entre eles hidrelétricas que geram um quarto da própria energia, e isto conta como um diferencial para a cidade, que já começará a divulgar o seu “produto” agora em 2010, na Copa da África. O município preparou um vídeo e um folder, com informações que vão desde a formação étnica às atrações turísticas da cidade, para fazerem parte do projeto “O Rio Grande te Espera” – um road show que percorrerá sete das nove sedes da África do Sul. Num período de 20 a 30 dias, serão apresentadas aos turistas da Copa 2010 as potencialidades das cidades gaúchas e a diversidade de culturas e atrativos das regiões do Estado.

“Pretendemos, com a Copa de 2014, estabelecer laços culturais e comerciais, melhorar a infraestrutura de Ijuí e atrair turistas para as rotas das Etnias, Yucumã e das Missões”, concluiu o prefeito Fioravante Batista Ballin.

A Rota do Yucumã

Tradicionalmente agrícola, a região formada pelos 33 municípios das Regiões Celeiro e Planalto Médio abriga uma das 7 maravilhas do Rio Grande do Sul: o Salto Yucumã, o maior salto longitudinal do mundo, com mais de 1,8 mil metros de comprimento.

Além do Salto Yucumã, existem vários outros atrativos e roteiros neste espaço rural. O Parque Estadual do Turvo, primeiro criado no Rio Grande do Sul (em 1947), é o último reduto da onça-pintada no Estado e também abriga outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Povoando os ares do parque há mais de 200 espécies de aves. Um exemplo? O pica-pau-rei. A diversidade étnica de Ijuí, com suas casas típicas, também é parte desta rota. Não são poucos os povos que lá se fixaram: afro-brasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, lituanos e ucranianos, entre outros.
Fonte: Copa 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...